Conhece-te a ti mesmo!

Conhece-te a ti mesmo

O Plano do Milhão é pautado por muitos ensinamentos, valores e virtudes, propostos e desejados por muitos filósofos, sendo ainda alicerçado por valores cristãos e ensinamentos Bíblicos.

Uma lição fundamental que vem de um famoso filósofo grego da antiguidade, chamado Sócrates, e que foi influente para seus discípulos Platão e Aristóteles, é o conceito do “conhece-te a ti mesmo“, em grego antigo: γνῶθι σεαυτόν.

Essa máxima, inscrita no pórtico do Templo de Apolo em Delfos, é central na filosofia de Sócrates e serve como um dos pilares da filosofia ocidental. Ela encoraja a introspecção e o exame crítico das nossas próprias crenças, valores e conhecimentos.

Sócrates, que viveu em Atenas do século V a.C., não deixou escritos, mas sua filosofia e método são conhecidos até hoje através dos diálogos de Platão. Ele acreditava que a compreensão de si mesmo era o maior conhecimento que uma pessoa poderia alcançar e que esse autoconhecimento era a chave para a virtude e a vida boa.

Esses ensinamentos fundamentais formam a base do pensamento filosófico ocidental e continuam a influenciar a ética, a política, a educação e muitos outros campos até hoje. O Plano do Milhão é pautado por muitos ensinamentos, valores e virtudes, propostos e desejados por esses e muitos outros filósofos, sendo ainda alicerçado por valores cristãos e ensinamentos Bíblicos.

Deixo aqui o convite para reflexão daqueles que não acreditam em Deus, que se declaram ateus, ou professam outras crenças, religiões ou filosofias, de que busquem os valores e virtudes aqui propostos, mesmo que seja de forma racional, sem utilização da dimensão da fé, ou sem pensar diretamente no Deus judeu, cristão ou islâmico, se assim desejarem, mas experimentem esse novo olhar para conhecerem a si mesmo e iniciarem sua jornada rumo ao seu próprio Plano do Milhão.



Palavras-chave

Saiba mais

Mais informações